terça-feira, 30 de junho de 2015

Exercício fotográfico


Um puro exercício fotográfico... 
Enquanto o cachorro se "refestela" no terraço, o fotógrafo (no caso, eu) vai escolhendo algumas poses. Melhor dizendo, ele "recebe" as poses que o cachorro faz. Porque esse cachorro não obedece muito bem a ordens (pelo menos não às minhas...) dadas. 
Então o que acontece é que há o exercício da paciência (esperar o cachorro fazer uma pose fotografável) e o da atenção (quando ele fizer a pose bate-se a foto).
Fotos feitas com o smartphone Samsung III.




sexta-feira, 26 de junho de 2015

Casamento


É sempre uma emoção muito grande registrar um momento tão importante na vida de um casal. 
Variam-se as regiões, os países, as tradições, as 'formas', não importa: o momento é Magnífico. 
Não há muito o que se dizer, apenas constatar que ali, na sua frente, duas pessoas estão se unindo. Para a vida toda. 




Parabéns Jéssica e Wirleton. Que Deus sempre abençoe a vocês.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Festa Junina Monteiro-Lobatense

A sobrinha está na festa junina, é claro e óbvio que o tio fotógrafo também estará! No caso, eu.
Como toda boa festa junina, além do mais essa que é cheia de assuntos e personagens para se mostrar, as coisas acontecem "a-jato"! Além disso eu não sabia qual era a ordem de entrada dos personagens... então era "mira-travada" o tempo todo ("será agora?... ih, era agora?... não, é na próxima...)
Quando entra "Ela", ela vem correndo... e com um monte de outros e outras parecidas com ela.
Minha namorada diz o detalhe fundamental: "É a de meias listradas." Aah, achei! E 'travei minha mira" fotográfica.
Foram... dois ou três, no máximo quatro, minutos. Deu pra fotografar bem. Ao menos para ter o registro do dia, do mês, do ano, da idade, dela. E isso fica 'cravado' na memória da gente. Se tivermos uma fotografia para nos ajudar a contar a história (somos todos contadores de história nesse mundão) daquilo tudo que aconteceu, aí vai ficar bem melhor.
Fotografia é isso. Registro. Mas também é cor, som, cheiro, gosto e sabe-se quantas coisas e sentidos a mais. E acontece em frações de segundo.


sexta-feira, 19 de junho de 2015

A Princesa e os Limites Trançados

Uma foto pode vir a ser uma pintura? Ou um desenho?
Melhor dizendo: uma foto pode ser transformada por um outro meio, ou técnica, e se tornar algo que não uma fotografia como a reconhecemos?
Eis aqui uma foto belíssima. Eu a fiz quando fotografei essa linda Princesa. Só que aqui eu usei de outros recursos em cima da foto e a coloquei como que uma 'mistura' de foto e pintura.
Ficou bom? Para mim ficou. Mas fica a pergunta: podemos transformar uma coisa em outra? Ou seja: um desenho pode 'virar' uma escultura e depois uma animação ou um holograma... e depois virar uma foto?
O que você acha disso?


terça-feira, 16 de junho de 2015

A Celebração da Vida


Sim, muitas Felicidades!!
Foto do aniversário da Yeda, em azul, que celebrou seu sexagésimo ano com muita alegria. Junto com ela Bruno, seu filho, que fez 32 anos, também comemorou o seu aniversário.
Essa foto simboliza bem o que foi o Evento em si. Teve de tudo: de crianças bem pequenas a 'crianças' bem grandes. Muita animação, música, dança, comes, bebes e, principalmente, muita Alegria. Fora essa alegria não houve mais nenhum tipo de exagero -coisa mais rara, hoje em dia-
Essa foto foi batida exatamente na hora em que alguém, na hora do "Parabéns", soltou esse 'balão' que estourou (estouro enorme que assustou as meninas, e a mim também...) e fez essa chuva de papéis! Susto e logo depois sorrisos e gargalhadas.